quinta-feira, 22 de março de 2012

Em Cristo você encontra tudo para ser feliz


Assim como hoje, havia pessoas que ouviram os ensinamentos de Jesus em Seu tempo. Elas presenciaram os milagres do Senhor, mas ainda tinham dúvidas sobre Ele, apesar de também serem judias.

Ainda hoje, as pessoas não acreditam que Jesus seja, de fato, o Filho de
Deus; continuam esperando a primeira vinda do Messias Salvador anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Há também muitos não judeus que não acreditam no Filho de Deus nem em Seu poder. Se você é uma dessas pessoas, Cristo fala diretamente a você no Evangelho de hoje.

O Senhor cita dois profetas famosos e conhecidos de todos em Seu tempo: João Batista e Moisés, ambos vieram anunciar a vinda do Messias. Jesus se apresenta como sendo esse Salvador. Quem não acreditar nesses dois profetas também não acreditará em Jesus.
O maior testemunho de Jesus é o próprio Pai que Lhe enviou. Mas quem de vocês já ouviu a voz de Deus? Ele não fala como nós, mas o faz por meio dos milagres que Seu Filho realizou – e realiza ainda hoje – para quem Lhe pede.

No Evangelho de hoje, Cristo não se dirige aos desentendidos, mas àqueles que “estudam a Bíblia”, embora não acreditem que Ele seja o Filho de Deus. O Senhor afirma categoricamente: “Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus”, ou seja, quem não consegue enxergar os milagres realizados por Jesus como obras de Deus, é porque tem o coração endurecido, no qual não existe amor. Essa é a pior tristeza que um ser humano pode ter na vida: a falta do amor que vem do Pai.

Há uma “sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que, desde antes dos séculos, Deus antecipadamente nos destinou”. Esta sabedoria é Cristo, Ele é o “poder e a sabedoria divina”.
No Filho, com efeito, “encontram-se escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”; oculto no mistério, destinado previamente desde antes dos séculos, Ele é o que foi predestinado e prefigurado na Lei e nos profetas. Por isso, estes tinham o nome de “videntes”, pois viam Aquele que estava escondido e era desconhecido dos outros. Também Abraão “viu o seu dia e rejubilou”.

Para Ezequiel, o céu se abriu, enquanto que para o povo pecador permanecia cerrado. “Retirai o véu de cima dos meus olhos, diz Davi, e contemplarei as maravilhas da vossa lei”. Na verdade, a lei é espiritual e, para compreendê-la, é preciso que seja “afastado o véu” e que “a glória de Deus seja contemplada de rosto descoberto”.

O Apocalipse nos mostra um livro fechado com sete selos. Quantos homens, hoje – que se dizem instruídos -, têm nas mãos um livro selado! São incapazes de abri-lo, a menos que seja aberto por “Aquele que tem a chave de Davi; se Ele abrir, ninguém o fechará e, se Ele fechar, ninguém o abrirá”.

No Atos dos Apóstolos, o eunuco lia o profeta Isaías. Contudo, ignorava Aquele que venerava no livro sem O conhecer. Surge Filipe: “mostra-nos o Pai e isto nos basta!”. Jesus Se mostra, então, oculto pela letra: “há tanto tempo que estou convosco e não me conheces? Eu e o Pai somos um”.

Compreenda que você não pode se comprometer com as Sagradas Escrituras sem ter um guia que lhe mostre o caminho. E este guia é a Palavra de Deus. Não espere por outros sinais, porque, em Jesus, você tem tudo o que precisa para ser feliz para sempre. Se ainda há dúvidas, eu lhes mostro o caminho.

Hoje, Jesus bate à sua porta e lhe diz: “Venha e siga-me, pois Eu e o Pai somos um. Venha que lhe mostro o caminho que o conduz à vida eterna”.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário