domingo, 14 de agosto de 2011

20º Domingo do Tempo Comum

Primeira leitura (Isaías 56,1.6-7)

Leitura do Livro do profeta Isaías: 

1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se.
6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7— a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 66)
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,/ que todas as nações vos glorifiquem!
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,/ que todas as nações vos glorifiquem!
— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,/ e sua face resplandeça sobre nós!/ Que na terra se conheça o seu caminho/ e a sua salvação por entre os povos.
— Exulte de alegria a terra inteira,/ pois julgais o universo com justiça;/ os povos governais com retidão,/ e guiais, em toda a terra, as nações.
— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,/ que todas as nações vos glorifiquem!/ Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,/ e o respeitem os confins de toda a terra! 
Segunda leitura (Romanos 11,13-15.29-32)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 13A vós, cristãos vindos do paganismo, eu digo: enquanto eu for apóstolo dos pagãos, honrarei o meu ministério, 14na esperança de despertar ciúme nos de minha raça e, assim, salvar alguns deles.
15Se a rejeição deles foi reconciliação para o mundo, o que não será a admissão deles! Será como a passagem da morte para a vida!
29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
30Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, em consequência da desobediência deles.
31Assim, são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia.
32Com efeito, Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário